sábado, 2 de outubro de 2010

Escola Japonesa

Como ontem eu falei que só no final de semana eu iria postar no blog por causa de estudo eu vou falar sobre as escolas japonesas ( sonho não realizado de estudar lá).
Hoje em dia as escolas japonesas são baseada nas escolas americanas (isso tudo começou após a segunda guerra mundial).
Bom,vamos lá.


Primeiramente vamos às classificações,assim como nós temos,eles também tem.
shõgakkou
chûgakkou
koukou
kareji
e daigaku (que é tipo faculdade).
No Japão(como em qualquer outro país) tem escolas particulares e públicas.As públicas são gratuitas AH VÁ!,mas você tem que prestar uma bolsa para entrar (como para nós entrarmos em federais aqui no Brasil). Já a escola particular são bem pouco comum,e são para 'ricos', vamos se dizer assim. 
Nos dias de semana, as aulas normalmente começam às 8:30 da manhã e terminam às 3:50 da tarde.Os alunos vão à escola aos sábados duas vezes por mês, das 8:30 da manhã ao meio dia e meio.Há 9 matérias regulares no ensino básico japonês: língua japonesa, estudos sociais, matemática, ciência, estudos ambientais, música, arte e artesanato, conhecimentos domésticos tipo que inveja! e educação física.Os juken, os exames de admissão das universidades ou vestibulares, são particularmente difíceis e são popularmente chamados de shiken jigoku (inferno de exames). Estudantes que são reprovados nos juken tornam-se rõnin, um termo antigamente usado para designar um samurai sem mestre ou patrão. Uma amiga minha do curso de japonês disse que ela e o namorado dela foram prestar e que era muuuito difícil principalmente exatas ,então estudem muito para não se tornarem um roonin.

Pessoal não é para deixar ninguém com medo ou que desistam mas, se você realmente quer ir ao Japão estudar,você precisa estudar e se dedicar totalmente aos estudos!!!
Algumas diferenças da escola do Japão e do Brasil:
-No Japão as escolas tem o nível de escolas particulares daqui.(Ou seja eles investem muito lá).
-As aulas de educação física não
são moles não...Eles tem que pelo menos uma vez por mês fazer uma maratona,escalar algumas montanhas (sim,escalar montanhas)...
-Os passeios de lá,geralmente são para outros estados.(Para dormir,não passeio que volta no mesmo dia como nós temos).
-As escolas são enormes! Enormes mesmo! Quase uma universidade nossa e olha que o Japão é pequeno! [ Já notamos a diferença : mesmo com um país pequeno,a educação escolar é algo crucial e extremamente apreciado]
Minha melhor amiga que morou lá disse que claro,há coisas que ela gosta mais do Brasil que do Japão como por exemplo os professores. Enquanto lá é totalmente rígido e de pulso firme,nossos professores são mais maleáveis e muitas vezes nossos amigos ( sou um exemplo de ter amizade com meus professores). O Brasil e o Japão poderiam aprender algumas coisinhas uns com os outros né?

#Ficaadica: muitos como eu não tiveram a oportunidade de estudar lá,mas que tal quando vocês um dia forem visitar o Japão,dar um pulinho para conhecer alguma escola?
 
Baseada no site : www.culturajaponesa.com.br

4 comentários:

K. disse...

quero usa os uniformes de la *-*

Unknown disse...

Nossa que legal !

Fernanda Makihara disse...

ameeei, meu sonho!!

Shadowfax disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Conteúdo relacionado

Follow